quinta-feira, 2 de setembro de 2010

"Via sacra da educação" "O Calvário do artigo 7"

Pessoal,
Dia 30 de Agosto estive  na Câmara dos vereadores, junto com os demais representantes das escolas municipais pelo sindicato dos professores. após reunião na entrada da Câmara, e após o término da reunião com membros da diretoria do sindicato com a presidente da câmara e o vereador Gontijo, que inclusive desceu e falou aos professores que a câmara votará contra o projeto e que ele, inclusive, é contra a politica dos abonos.A diretora do sindicato Vanessa Portugal, aproveitou para lembrar ao vereador sobre a CPI da Beprem e o atraso no pagamento do reajuste salarial, que foi acordo de greve e até hoje não foi pago aos professores. Nos dividimos em dois grupos e subimos fazendo uma "via sacra" aos gabinetes dos vereadores, pedindo para que apoiem a categoria de professores  pela retirada  da BCMI do PL1174/2010  que aprova os abonos que são meta do governo Lacerda para os funcionários da PBH.

O sindicato fez um panfleto com fotos dos candidatos, em cima, os que apoiam nossa categoria e abaixo os que apoiam o governo, conseguimos algumas assinaturas de candidatos que deram a palavra estarão do lado da categoria.
Existe também uma campanha, junto à comunidade que denuncia o atraso no nosso reajuste, foram preparados panfletos que serão distribuidos, nos sinais de trânsito do centro, além de faixas nos sinais e carro de som nos bairros.

Reunião com SMED em 18/08, pontos discutidos (resumidos):
Atuação de professores de disciplina especifica: p/ que o professor de diciplina possa atuar na antiga 5 série é necessário que haja um projeto da escola.
Reposição de greve: professores novatos que não fizeram greve vão ter que cumprir o calendário
estudos autônomos:pesquisa nas escolas via acompanhante, para levantar pontos positivos e negativos.
Inclusão:A SMED está analisando e construido uma nova proposta para o lugar do estagiário, Macaé recomendou um estudo sobre o número de alunos de inclusão, para ver a possibilidade de reduzir o número de alunos nestas turmas.
Substituição p/licenças menores que 5 dias: o conselho não veda a substituições menores, desde que sejam amparadas pela legislação e pela medicina do trabalho.
Destinação dos valores de abonos p/ reunião pedagógica:A SMED disse que a Lei Orgânica permite a realocação para outros gastos com educação, o sindicato enviou oficio para que ele seja gasto com reajuste salarial dos profissionais  
Reajuste e BCMI: A SMED não se manifestou sobre o descumprimento  do acordo de greve e é a favor de estabelecimento de bonificação para cumprimento de metas.

É ou não é um "calvário" ?
Próxima reunião de negociação será em 15/09