sexta-feira, 26 de agosto de 2011

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Avaliação de desempenho

Para: aquisição de estabilidade, mérito, graduação e especialização cliqueAQUI!

Professor nota 10!

Prêmio Victor Civita 2011, leia as informações AQUI!

Próximos movimentos

Reunião com Educadores Infantis

Dia 24/08 - 18:30H

Local: UMEI Alaíde Lisboa

Dia de Greve da Educação Infantil

Dia 01/09 -
Movimento na PUC Coração Eucaristico

Assembleia com paralisação  - Indicativo de greve
Dia 02/09 - 14:00h
PAUTA:

> Exigir o reajuste salarial
> Debate sobre a Previdência
> Tempo de planejamento e estudos

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Pequeno Histórico e Entrevista

                     Bem, agora no Blog teremos alguns posts com a histótia do educador na Rede Municipal de Educação e algumas entrevistas com quem fez parte efetiva da luta na Educação Infantil de nossa cidade.
                      Para quem é novo na Rede Municipal de Educação ou para quem não conhece o histórico de luta dos educadores infantis,o início da histórica luta, tanto em relação ao cargo em si e também em comparação ao cargo de Professor Municipal da mesma rede:

A luta já inicia em 2004, quando os primeiros educadores infantis, já iniciam uma greve, com intenção de reinvindicar, os mesmos direitos dos professores municipais para a categoria, na época, os educadores infantis não teriam direito à férias escolares, ou seja, as escolas de educação infantil funcionariam ininterruptamente, plano de carreira diferenciado, salários que não chegavam a metade dos de professores municipais.A partir daí aconteceram muitas manifestações, algumas educadoras tiveram seus nomes levados à corregedoria do municipio, como forma de ameaça, foi um ano muito tenso, mas com algumas vitórias, os educadores infantis conseguiram o apoio da comunidade que não aceitou a escola funcionar de forma ininterrupta, pois tinham filhos no ensino fundamental e gostariam que as crianças tivessem férias juntas, desta forma, quando os educadores foram convocados à trabalhar nas férias em Janeiro, os pais se recusaram à levar seus filhos para a escola, as escolas abriram mas, não tinham alunos. Mas era só o começo, continua...

Entrevista

O blog entrevistou três educadoras infantis que contribuiram efetivamente na história da educação infantil, são elas:





Cristiane Nunes de Oliveira (Umei São Gabriel), ela também é professora municipal no Osvaldo(escola polo da UMEI São Gabriel)
Gislane de Souza Gama Oliveira (E. M. Prof. Marília Tanure Pereira)
Thaís Tavares Lacerda (Umei São Gabriel)



A quanto tempo vocês estão atuando na Educação Infantil de BH?

7 anos

Em que momento vocês viram a necessidade de criar a cartilha e qual era a proporção de educadores que esperavam que ela atingisse?

A idéia surgiu no coletivo de Educação Infantil, pois as perguntas que a categoria fazia nas visitas às escolas e nas reuniões do sindicato eram sempre muito parecidas. Este foi o primeiro caderno de formação em Rede como instrumento político-sindical dirigida à Educação Infantil . A expectativa era de abranger todo segmento da educação infantil, e ocasionalmente o restante da categoria também.

A cartilha traz perguntas e respostas, e que apesar do tempo, estão super atuais, mesmo assim muitos educadores desconhecem informações a respeito do cargo.Qual a opinião de vocês em relação ao conhecimento que o educador tem a respeito de sua carreira ?

As pessoas aqui no Brasil veem as leis como algo muito complicado e longe do cotidiano das pessoas. Poucas são as pessoas que se dispõe a ler e entender os textos legais e no nosso segmento isto não é diferente. No entanto, ao entrarmos na rede, sofremos uma forte perseguição da prefeitura decorrente da primeira greve que fizemos e fomos obrigadas (entre aspas - meu teclado está com defeito) a saber dos nossos direitos e deveres. Depois disto fomos descobrindo as resoluções e pareceres nacionais para sustentar nossas argumentações perante a PBH. Acredito que no segmento da educação infantil várias pessoas se qualificaram para o enfrentamento ideológico com a prefeitura, no entanto não são todas. Muitas ainda confudem por exemplo isonomia salarial com o plano de carreira, já que a isonomia salarial é uma das reivindicações da nossa categoria. Para isto a cartilha foi e é fundamental.

A cartilha nos mostra o histórico de lutas da educação infantil desde a implantação do cargo. Na opinião de vocês, quais frutos foram colhidos ao longo desses quase 7 anos de carreira do educardor infantil? Para quem iniciou em 2004 os frutos são bem visíveis como: férias junto com o professor municipal, o ACEPAT, o calendário letivo igual ao do ensino fundamental e até mesmo na remuneração - longe do ideal, mas maior do que antes. O reconhecimento também é importante e cresceu muito com a nossa luta. Hoje conseguimos ser ouvidas em várias situações, o que não acontecia no início (éramos ignoradas, principalmente na prefeitura).

A luta politica, a experiência e o conhecimento do cargo, nos amadurece, tem alguma opinião que vocês mudaram durante este tempo, que possa ser relatada?

Começamos a ver a necessidade de encampar em várias frentes ao mesmo tempo, pois só mandar ofícios e entregar cartas não vai garantir nossa equiparação salarial. No início acreditávamos que conseguiríamos convencer ideologicamente a prefeitura da importância do nosso cargo, hoje temos certeza que temos que expor a prefeitura para garantir que ela mude a postura (talvez nunca mude de opinião). Aprendemos também que uma ação hoje provavelmente só gerará frutos dentro de um ou dois anos (quem sabe mais). Inicialmente queríamos ver resultados imediatamente, gerando grande frustração. Com nossa participação no sindicato percebemos que vários movimentos hoje garantem uma conquista mais a frente.


O formato da cartilha é um veículo estratégico de informação ao cargo, aqui discutido, existe alguma proposta de divulgação da mesma, neste momento?

Infelizmente não temos conhecimento de como o sindicato pretende divulgá-lo e se é do interesse da atual gestão fazê-lo. Nossa corrente política (Coletivo Travessia) não está nesta nova gestão. A proposta de divulgação da cartilha foi aprovada na reunião realizada na UMEI Alaíde Lisboa, no dia 21 de junho, mas não sabemos quando a atual gestão do sindicato fará a distribuição.

Alguma mensagem aos leitores deste blog e outros que tratam do mesmo tema?

"Tenho cicatrizes, mas estou viva! "(Pagu)

"O que a vida nos pede é coragem!" (Guimarães Rosa)

Obrigada meninas, pela entrevista!

Mais nomeações!

Nomeações para Educador Infantil, cliqueAQUI!

Professor Municipal Matemática, clique AQUI!

Coral Vozes da Pampulha - Recomendo!







Pessoal,
Já fiz parte deste grupo, amo de coração o Maestro Edson Félix, e recomendo para quem tem interesse em ser coralista, o trabalho lá é muito sério e a dedicação do maestro é infinita! Espero poder em breve voltar.
Próxima apresentação confiram aqui!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

domingo, 7 de agosto de 2011

Encaminhamentos tirados na Reunião de Educadores na UMEI São Gabriel

 Enviar 1 representante de escola em cada turno, nas reuniões do Sind-Rede para garantirmos uma maior participação das educadoras nas discussões e decisões das ações.

Requerer junto ao Sind-Rede que entrem em contato com o D.A. de Pedagogia da Puc, para que nos dias que ocorrerão o Ciranda, todas as UMEIS/Escolas de educação Infantil possam expor os projetos e atividades no hall do prédio de Pedagogia, ou em outro espaço dentro da PUC. Nesse dia não realizaremos manifestos com apitos, será um manifesto de sensibilização e conscientização do trabalho realizado na Educação Infantil da PBH, Faremos exposições de TODOS os trabalhos desenvolvidos nas UMEIS/escolas. Já que a SMED não reconhece nossos trabalhos vamos mostrá-los para todos os participantes do Ciranda. Convidar a imprensa para esse ato.

Requerer junto ao Sind-Rede que seja considerado dia de greve os dois dias do Ciranda, para que possamos fazer nossa exposição.

Requerer ao Sind-Rede maior divulgação da situação atual da luta da Educação Infantil em BH, através de outdoor, faixas pela cidade, adesivos para carro, propagandas em rede nacional com relatos além da camiseta.

No dia da reunião proposta pelo Sind-rede, dia 10/08, que ocorrerá na Câmara, estaremos aproveitando o espaço para entregar aos vereadores, em seus gabinetes, uma carta juntamente com a recomendação do Ministério Público, que será redigida pela comissão de Professoras (já definida em reunião).
 Elaborar relatos sobre “A Educação Infantil de BH”, contando a história da nossa luta para enviar ao jornal Hoje em dia,  e tentar publicação.

Requerer ao Sind-Rede que esclareça e discuta com a categoria sobre a proposta de Parceria Público Privada e a suposta criação do concurso do MGS para atender a Educação Infantil da PBH.
Maior divulgação nas UMEIS/Escolas sobre nossos encontros. 
 Eventos importantes que necessitam da participação dos Professores para garantir objetivo da luta,

Participação nas reuniões do Conselho Municipal de Educação dia 23/08, discussões para elaboração do regimento escolar dias 18e 19 de agosto.
Fonte: educaçãoinfantilpbh

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Reformulação de Resoluções

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DISCUTE REFORMULAÇÃO DE RESOLUÇÕES

O Conselho Municipal de Educação (CME/BH), por meio de sua Câmara de Educação Infantil, está discutindo a reformulação das resoluções CME/BH 001/2000, 002/2003, que normatizam a educação infantil em Belo Horizonte.
A plenária ordinária do dia 30 de junho de 2011 aprovou o cronograma de ações internas e externas, que serão desenvolvidas ao longo do segundo semestre no sentido de qualificar as discussões e possibilitar a participação das instituições que compõem o Sistema Municipal de Ensino e a população em geral.
A Câmara de Educação Infantil definiu ainda os conselheiros responsáveis pela redação das minutas de pareceres e da nova resolução: Áurea Nóa Lisbôa Leão, representante dos órgãos governamentais e presidente do CME/BH; Cristina de Freitas Castilho, representante dos órgãos governamentais; Maria Elisa Cabaleiro Rodrigues, representante dos trabalhadores de instituições filantrópicas comunitárias ou confessionais de ensino infantil; Maria Antonieta Sabino Viana, representante dos trabalhadores em Educação das escolas públicas municipais; Sérgio Ricardo Sydney Campolina, representante das instituições privadas de educação infantil.
Nesta fase de redação, a câmara contará com assessoria e contribuição das professoras Dinéia Aparecida Domingues, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e Maria Cristina Soares de Gouvêa e Mônica Correia Baptista, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Uma das atividades deste movimento de reformulação é a realização da palestra “A Cultura da Infância e a Apropriação dos Espaços Urbanos”, aberta ao público, que será proferida pela professora Maria Cristina Soares de Gouvêa no dia 23 de agosto, às 14h, no teatro da PUC-Minas (Prédio 30), na rua Dom José Gaspar, 500, Coração Eucarístico.
Fonte: DOM 2 de agosto de 2011

Parecer do ministério Público - Notícia importante!



"No dia 02 de agosto, o sindicato esteve na Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Patrimônio Público e foi informado pelo Promotor Eduardo Nepomuceno de Sousa a decisão tomada pela Promotoria de Justiça com a aprovação dos sete promotores em relação à situação dos ocupantes do cargo de Educação Infantil.
“Considerando a autoridade competente para encaminhamento e solução da presente demanda ser Sua Excelência, Senhor Prefeito Municipal.
RESOLVE:
RECOMENDAR ao Município de Belo Horizonte, na pessoa de Sua Excelência, Senhor Prefeito Municipal, Márcio de Araújo Lacerda, que encaminhe projeto de lei à Câmara Municipal, no sentido de revogar os dispositivos normativos anteriores, relativos ao cargo de Educador Infantil ao de Professor, nos níveis iniciais da carreira (Educação Infantil Básica), assegurando-lhes os mesmos direitos para todos os fins, inclusive de tratamento e política salarial, remuneração, gratificações e aposentadoria."
O Ministério Público estipula:
“Aguarde-se resposta por 60 (sessenta) dias. Findo tal prazo, não havendo manifestação, serão adotadas medidas judiciais pelo Ministério Público”
Com esta importante conquista, demonstramos que temos força e que a nossa vitória está cada vez mais perto.  Portanto não podemos parar. Os próximos passos da luta devem ser discutidos, aprovados e encaminhados pela categoria na próxima reunião da Educação Infantil, no Sindicato (dia e horário a confirmar).
Fiquem atentos aos emails, malotes e fax.
Continuamos firmes e fortes na luta."

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Curso Língua estrangeira

Resultado do sorteio para o curso de lígua estrangeira para servidores da PBH, clique aqui!


Vagas remanescentes, clique aqui!

Reunião da Educação Infantil

No dia 20 de junho aconteceu uma reunião na UMEI Alaíde Lisboa que contou com a presença de 230 pessoas indignadas com a fala desrespeitosa da secretaria de educação em relação à educação infantil. Na ocasião foram elaboradas propostas de encaminhamentos para a luta em defesa da educação infantil e pela unificação da carreira docente de BH.

No dia 29 de junho aconteceram no SindREDE/BH reuniões de representantes de UMEIS e escolas de/ com turmas de educação infantil que definiram por um dia de greve: 05 de julho. Posteriormente, esse dia foi ampliado para o conjunto da categoria a fim de cobrar da PBH o envio do projeto de reajuste para a Câmara Municipal. A greve contou com 90% de paralisação da educação infantil. A porta da PBH e a Praça Sete foram ocupadas por adultos e algumas crianças para exigir do prefeito respeito às professoras da educação infantil e o pagamento do reajuste proposto no início do ano. Ao final do ato uma comissão de professoras da educação foi até a SMED entregar pessoalmente à Sra. Macaé os projetos pedagógicos elaborados e desenvolvidos nas UMEIS e escolas de/ com turmas de educação infantil.

Avaliamos que a mobilização da educação infantil foi fundamental para expor a política de desvalorização das professoras desta etapa da educação básica. Diversas cartas redigidas por pais, mães, sindicatos e academias, estão circulando pela cidade e internet em apoio ao trabalho realizado na educação infantil de Belo Horizonte, manifestando a indignação da cidade diante da discriminação das professoras. A mobilização, da educação infantil e outros segmentos da educação, pressionou o prefeito a enviar o projeto de reajuste salarial para a Câmara Municipal, encaminhado no dia 07 de julho. E é com esta mesma mobilização que esperamos continuar lutando pelo reconhecimento salarial, político e pedagógico do trabalho desenvolvido diariamente nas UMEIs e escolas de/ com turmas de educação infantil. Para garantirmos uma articulação política mais ampla, acreditamos ser necessária a constituição de um espaço coletivo permanente de elaboração política, para garantir propostas concretas de intervenção nos rumos da política da educação infantil para a cidade em termos da unificação da carreira do educador infantil ao do professor e garantia à educação das crianças pequenas da cidade. Esse espaço não é uma instância sindical, que permanece sendo essencial na luta. O sindicato, locus de organização da categoria através das reuniões de representantes de escolas, UMEIs, assembléias e congressos, é um dos agentes na luta pela educação infantil. Mas, há também pulverizado pela cidade outros espaços já institucionalizados: luta das mulheres (Marcha Mundial de Mulheres, Movimento de Luta pró-creche); Conselho Municipal de Educação e de Direitos da Criança e do Adolescente; Conselhos Tutelares; Defensoria Pública; Fórum Mineiro de Educação Infantil; Partidos Políticos; Câmara Municipal e Assembléia Legislativa; entre outros. Reunir e discutir com todas as pessoas que tem acumulo na área da educação infantil é neste momento importantíssimo na nossa luta.
Pretendemos constituir um espaço de elaboração política para intervirmos, diretamente, nos debates da educação infantil na cidade, dialogando com o setor público da região metropolitana e o setor privado do sistema municipal de educação de BH, assim como com as universidades (UEMG, UFMG), os sindicatos (SindREDE/BH, SINPRO, SindUTE/MG), os movimentos sociais, em especial as mulheres que lutam por creches.
Por isso, no dia 11 de julho fizemos um primeiro encontro organizativo e definimos por chamar uma reunião para odia 04 de agosto, a partir das 18 horas, na UMEI São Gabriel, para ampliarmos essa discussão.
Nesta reunião vamos conversar sobre o funcionamento deste Coletivo da Educação Infantil, nossa política, ações e a agenda de intervenções do período. Precisamos divulgar encaminhamentos já realizados neste mês de julho e propor ações para o próximo período:

1) Ações Políticas

a) Seminário sobre Regimento Escolar - agosto/setembro;

b) Ação na Ciranda da Infância - 02/09;

c) Ação na Audiência do Conselho Municipal de Educação - 06/10;

d) Criar um link nos blogs "Cartas para a Macaé" para divulgarmos todas as cartas que chegam às escolas de apoio a nossa luta

2) Ações Formativas
a) Curso de Formação sobre Plano de Carreira (estamos aguardando o retorno do Núcleo de Educação Infantil da UFMG)

b) Curso Arte na Educação Infantil (Cristina Borges esta em contato com a professa Rosvita da UEMG)

Nossos desafios são muitos e precisamos de todas na luta. Venham participar do Coletivo da Educação Infantil da Região Metropolitana de BH.
Esperamos vocês no dia 04 de agosto, quinta-feira, às 18 horas, na UMEI São Gabriel.

Para chegar é fácil:

a) metrô São Gabriel, pegar integração 810 ou 811, descer na Praça do Epa;
b) na região da Pampulha pegar S53, descer na Praça do Epa;
c) na região do Barreiro tem o 8350 (passa pela BR), pode descer na PUC, primeiro ponto, e seguir a pé ou descer na Estação São Gabriel e pegar o 810 ou 811 e descer na Praça do Epa;
d) da UMEI Carlos Prates ou do centro, pegar 3503 (descer na Praça do Epa) ou 3502 (pedir para descer perto da E. M. Osvaldo França Junior).

Assinam:
Antonieta - UMEI Carlos Prates
Cristiane - UMEI São Gabriel / EMOFJ
Cristina Borges - UMEI Ouro Minas
Consolação - EMCRT e FaE/UEMG
Daniela - UMEI Alaide Lisboa
Jacinta - UMEI Carlos Prates
Thais - UMEI São Gabriel
Danielle- Umei Alaíde Lisboa
Cirleida - Umei Alaíde Lisboa
Claudia - Umei Alaíde lIsboa