quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Mudança no cargo de Educador Infantil

Pessoal,

                     Notícia de primeira mão, acabei de participar do 1º Fórum de Diretores da educação Infantil, o prefeito de Belo horizonte Márcio Lacerda, estava presente, e assinou lá na nossa presença, o projeto de mudança da nomenclatura do cargo de Educador Infantil para Professor Municipal de Educação Infantil.O projeto será enviado para Câmara Municipal de BH, e passará para a apreciação dos vereadores da casa.
                     Ao meu ver, este é um segundo grande passo dentro da carreira do educador. O primeiro foi o 1º aumento diferenciado (25%) que o cargo recebeu e foi anunciado no auditório da FAE em 2007 (se eu não me engano) eu estava presente também e me sinto muito feliz por participar deste dois momentos. Bem, mas voltando ao assunto, muda a nomenclatura e é importante entender que não alcançamos a isonomia, que para mim, ainda temos um tempo grande de luta, e deu para entender que este assunto não será nem tratado durante o ano de 2012.
                    Quais são então os impactos desta mudança para o cargo, vejam:
  Direito ao acúmulo de dois cargos (educador infantil).
  Direito à aposentadoria ao final de 25 anos.
  Direito à dobra recebendo 100%.

São estes três pontos, nenhum mais, temos que ter cuidado com os boatos, agora é acompanhar o tramite do projeto na Câmara.
                Um abraço a todos e tenham certeza que este  é  também grande passo, apesar do nome 'Educador", na minha opínião, ser muito mais abrangente que o de "professor", mas de qualquer forma dentro da RME, esta mudança era necessária.

kátia Cardoso

3 comentários:

  1. Katia, muito boa a sua divulgação, vi agora no facebook. Também concordo que este é um passo importante para o setor da educação infantil, é uma luta grande que o setor e o sindicato tem realizado. Acho importante ver com o sindicato, inclusive a Letícia, diretora do mesmo já está encaminhando uma reunião com a educação infantil e discutir o assunto para ver encamin hamentos junto aos vereadores e ao governo.
    Um abraço,
    Pedro Valadares - pedrovaladares16@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Então Pedro,
    Eu tenho tentado, a algum tempo não ser radical, sei que muita gente pensa que a mudança não acrescenta muita coisa... mas se aconteceu não foi por acaso. Se os interesses politicos existem, temos que nos aproveitar deles também, afinal todos nós os temos!Qualquer mudança pra mim é válida, abre espaço para um novo passo, tem-se que avaliar, ser critico e aproveitar a situação colocada.

    ResponderExcluir
  3. Kátia,
    Concordo como vc. Acho que a mudança de nomenclatura não foi uma benece, foi uma conquista, pois o setor da Educação Infantil, juntamente com o Sind-Rede, tem lutado pela ampliação de direitos. Agora as Educadoras, enquanto Professoras que são, farão jus aos benefícios que ainda os profesores possuem, ou seja, poderemos avançar mais na perspectiva de luta unitária enquanto uma categoria única de fato. Mas este ainda é um passo adiante. De qualquer forma é uma conquista importante.
    Um abraço,
    Pedro

    ResponderExcluir