sábado, 8 de maio de 2010

Greve, pós-greve, sofrimento e finalmente o real apoio... foi assim na Umei Alaíde Lisboa!

Pessoal,
Hoje aconteceu na minha escola, uma reunião que desgastou nosso grupo de trabalho durante muitos dias, o pós-greve foi realmente complicado, um clima pesado se concentrou sobre nossas cabeças, mas hoje foi para lavar nossa alma.
Quanto apoio recebemos de muitos pais que confiam no nosso trabalho e sabem que nínguém melhor que nós pode expressar a busca por um caminho seguro em que eles também podem opinar e andar junto conosco. 
E aquele monstro que nos parecia tão grande foi diminuindo, diminuindo... até se tornar uma criança indefesa que precisava de colo para se sentir protegida e  se distanciar do seu próprio medo!
                   Obrigada minha amiga Lú, que nas suas palavras estampou o sentimento de todas as profissionais de nosso grupo! Lú, gente é uma profissional batalhadora  e atuante nos movimentos reivindicatórios, que luta por qualidade na educação infantil da rede municipal de BH.
Obrigada Consolação que aceitou nosso convite, e esclareceu um pouquinho de nossa luta de seis anos de educação infantil em BH.
                      Deixamos um grupo pequeno que visa apenas a sua própria necessidade, e juro, tão pequeno que cabe nos dedos de uma mão! Deixamos eles nos fragilizarem com suas palavras que ragaram nosso coração e nos feriram, parece trágico não é? Mas, sabe nós professores sofremos no nosso dia-a-dia variadas formas de desrespeito, somos cupabilizados pela não aprendizagem das crianças, sem que o governo assuma sua reponsabilidade social, jogando todos na escola e não dando condição às familias de atendimento aos seus reais problemas. A escola nunca deu conta de resolver todas as mazelas sociais e nem dará, muito menos um professor sozinho e muitas vezes mal remunerado!
                      Voltando... estamos tão fragilizadas, porque greve e  pós-greve são momentos sofridos e de grande reflexão, que quando alguns pais, se adiantaram  a nós profissionais e "tomaram a frente"  fazendo um calendário de reposição  e o apresentaram a outros setores, setores como a Regional, o Alô educação, a Secretaria Municipal de educação e outros, antes da própia escola! E nós, tinhamos acabado de retornar ao nosso local de trabalho! Foi muita falta de respeito!
Detalhe: fizeram um calendário de reposição para nós professoras, sem nos consultar, sem consultar os outros pais em reunião, e disseram lutar por ele até o fim! Tentaram no fundo foi nos penalizar, pela nossa ausência no espaço escolar durante o periodo de greve, mas diziam nos apoiar! Sabe aquela história do morder e assoprar?
Disseram não  aceitar nenhum sábado de reposição e queriam, que nós trabalhassemos os único dias de descanço que temos até o fim de ano que são o recesso de Julho (duas semanas) e a semana de Outubro, dizendo que somos profissionais e que aguentariamos!
Além de achar que nossa coordenação constitue regras na escola, de acordo com o que acha, desrespeitando a comunidade! Gostaria inclusive de falar que as regras de nossa escola, foram constituidas em assembléia com a participação de toda comunidade e pautadas nas  de outras escolas municipais da rede, afinal a escola é municipal. Querem que respeitemos suas opiniões, mas não respeitam os nossos direitos! Isto é incoerência!
Na nossa escola, que é uma unidade municipal de educação infantil, trabalhamos com crianças de 0 a 6 anos em periodo integral, você pode imaginar 7 bebês para uma professora? É isso mesmo! Nosso trabalho é maravilhoso, nos dedicamos de corpo e alma à essas crianças, e o que recebemos de alguns pais? O pedido à retirada de nosso descanso, de nosso fôlego, para continuarmos nosso trabalho valoroso.Mas repito, é um grupo muito pequeno! Pois hoje vimos o respeito que temos pela maioria dos pais, e repiramos aliviadas com tal apoio!
Obrigada ao restante(e maioria) de pais, pelo apoio ao nosso trabalho, agradecemos a confiança e o respeito de vocês que confiam à nós seus mais nobres tesouros, seus filhos!

Abaixo algumas  fotos de profissionais da UMEI o último movimento grevista

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este blog é de opinião pessoal, quem tiver interesse em postar algo, referente à Unidade Municipal de Educação Infantil Alaíde Lisboa,favor não fazê-lo, e sim procurar a mesma. Serão removidas as postagens pautadas neste termo.

    ResponderExcluir